mapa

sobre

As arquiteturas de madeira foram determinantes na formação dos primeiros anos de Balneário Camboriú, quando a cidade surgia como um calmo balneário litorâneo e apresentava esparsas casas de veraneio ao longo da costa. Hoje, a cidade assume uma identidade equivalente às grandes metrópoles com seus arranha-céus e testemunha o quase desaparecimento destas arquiteturas na paisagem urbana. Estas edificações aparecem como “antigos cristais”, que se formaram ao longo dos anos entre os extensos paredões verticais que foram surgindo, e que em breve já não resistirão à pressão pelo adensamento do solo urbano promovida pelo intenso mercado imobiliário. 

Estas arquiteturas ainda não foram estudadas e são muito pouco conhecidas, divulgadas e protegidas. O projeto ARQUITETURA DE MADEIRA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ se debruça sobre este patrimônio histórico-arquitetônico local para colaborar no entendimento de como se deu o processo de ocupação e desenvolvimento urbano da região. Reconhece a importância desta tecnologia construtiva para os primeiros momentos da cidade, auxilia na compreensão das escolhas urbanísticas definidas ao longo dos anos e promove o resgate de saberes e técnicas que já estão se perdendo.

As arquiteturas de madeira são parte integrante do patrimônio cultural de Balneário Camboriú, sendo testemunhas de toda a história do desenvolvimento da cidade. Ao longo das décadas, imprimiram fortes marcas na paisagem e promoveram importante papel na construção da cultura de veraneio da região. A intenção de identificar e registrar os últimos elementos definidores desta tradicional tecnologia construtiva é contribuir com a criação de um sentido de pertencimento do cidadão com seu território, garantindo a preservação da memória de uma paisagem que, mesmo em iminente desaparecimento, revela parte significativa da identidade cultural da cidade. 

___

O projeto ARQUITETURA DE MADEIRA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ está sendo realizado desde 2023 e foi estruturado em 4 etapas que correspondem aos 4 Volumes do catálogo. Foram identificadas e mapeadas 1240 arquiteturas de madeira espalhadas por toda a cidade.

O primeiro volume do catálogo reúne as 67 arquiteturas encontradas na zona leste da cidade, região do Centro que fica mais próxima ao mar, área que corresponde ao território do período de surgimento do balneário turístico, e onde encontramos algumas das edificações mais antigas da cidade.

O segundo volume reúne as arquiteturas de madeira que se destacam na paisagem urbana da zona norte da cidade, formada pelos bairros Praia dos Amores, Ariribá, Nações e Centro. Nesta região foram identificadas e mapeadas 411 edificações, das quais foram foram selecionadas 70 para compor o catálogo.

O Volume 3 reúne as arquiteturas de madeira da zona oeste da cidade, formada pelos bairros Estados, Municípios, Jardim Iate Clube e Vila Real. Da mesma forma, estão apresentadas 70 arquiteturas que compõem o catálogo, de um total de 320 mapeadas nesta região.

E, por fim, o Volume 4 reúne as arquiteturas de madeira da zona sul da cidade, formada pelos bairros Nova Esperança, São Judas Tadeu, Barra, Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. São também 70 arquiteturas que compõem o catálogo, de um total de 445 mapeadas nesta região.

___

O catálogo compõe um conjunto de resultados do projeto que, assim como a transformação da paisagem, está em constante revisão e atualização dos dados, com adição de informações e novos elementos. 

Este estudo é resultado de pesquisas de campo e teórica, em arquivos e fontes diversas. Nem sempre foram obtidos dados precisos ou a totalidade das informações necessárias sobre as arquiteturas. Dados complementares, correções e sugestões são bem-vindos.

___

O projeto está alinhado com as diretrizes do Plano Municipal de Cultura de Balneário Camboriú e busca atender, de maneira ampla e irrestrita, os compromissos determinados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas através do enfoque  nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
ODS 4 - Educação de Qualidade e
ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.

___

FICHA TÉCNICA

Coordenação e pesquisa: Gabriel Gallarza Rossi
Assistente de pesquisa: Gabriel Pinheiro de Albuquerque
Design gráfico: Felipe Hollweg Gallarza
Assistente de design gráfico: Leandro Sassi
Programação de web: Daivison Inacio
Assistente de comunicação: Marcelo Luiz Pereira

Contato: observaiambiente@gmail.com

___

ARQUITETURA DE MADEIRA EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ é uma realização do OiA Observatório de Interações no Ambiente do Hügato Instituto de Estudos e Documentação Socioambiental.

O Volume 1 foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

O Volume 2 foi selecionado pelo Prêmio Álvaro Antônio da Silva - Edição 2023 da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Os Volumes 3 e 4 foram selecionados pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2023 e executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

___

BAIXE O RELATÓRIO + FICHAMENTO AQUI

___